201605.16
3

Métodos de Pesagem de Container – Alterações à Convenção SOLAS

aduaneiroA partir de julho de 2016, embarcadores marítimos de todo o mundo terão que cumprir com uma nova exigência para o transporte de contêineres. Isto porque a Organização Marítima Internacional (IMO) alterou a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS), a fim de incluir um requisito obrigatório de pesagem do container.

De acordo com esta alteração, os embarcadores deverão verificar o peso do container antes dos mesmos serem embarcados nos navios.

A declaração de peso já é uma obrigação dos embarcadores quando do embarque de containers (ex.: a declaração de peso do container em BL). Contudo, a IMO constatou que diversos contêineres têm sido embarcados com informações equivocadas e com sobrepeso, o que contribuiu para a ocorrência de vários acidentes no mundo todo.

Nesse sentido e a fim de proporcionar maior segurança no transporte marítimo, os contêineres deverão ser devidamente pesados. A pesagem deverá ser feita com base em um método aprovado, por meio da pesagem do contêiner cheio com um equipamento certificado ou pesagem de todas as mercadorias separadamente, acrescida do peso dos materiais de embalagem e o peso do contêiner a fim de obter a pesagem final.

Com base nas novas regras estabelecidas pela IMO, a mera estimativa de peso dos contêineres não deverá mais ser aceita para o transporte de unidades a bordo dos navios.

Fonte: Kincaid

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *